Bem-Vindo/a


Hoje o dia 2 de Setembro de 2009 na Escola de Economia e Gestão da UMinho, foi criado um blogue sobre os assuntos mais ligados nas áreas de gestão.

O objectivo deste blogue para divulgar as informações académicas, empresarial e sociais ao mundo global e actuais.

vejam ...

******************************************

A Gestão da Informação

A Gestão da Informação é um processo que consiste nas actividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais). Seu objectivo é fazer com que as informações cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no momento certo. A gestão da informação, não necessariamente envolve todas as etapas citadas, muito menos nesta ordem. Resumidamente, tais etapas consistem em:
--
-busca - escolha de fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios de qualidade da informação definidos pelo profissional da informação junto ao cliente (ou usuário);
-identificação - utilizar informações relevantes que atendam as necessidades do cliente (ou usuário);
-classificação - agrupar as informações de acordo com as características e propriedades identificadas, para facilitar o tratamento e processamento;
-processamento - tratar a informação, adequando-a ao melhor formato para facilitar o seu uso e compreensão;
-armazenamento - utilizando-se técnicas de classificação e processamento, armazenar as informações para facilitar o seu acesso quando necessário. Obs: esta etapa somente é realizada quando há um propósito especificado, pois muitas vezes a informação é de uso imediato e perde seu valor quando não utilizada no momento certo.
-disseminação - consiste em fazer com que a informação chegue a quem dela precisa no momento certo.
--
Realizar a Gestão da informação é papel de uma profissão específica, de pessoas que tenham competências necessárias para tal actividade. É comum encontrar em organizações, pessoas que exercem tais actividades e têm as mais diversas formações, tais como: administração, informática, engenharias, ciências económicas, entre outras. Porém, existem profissionais com formação específica para trabalhar com a gestão da informação (seja em parte ou em todo o processo) e que dominam os aspectos inerentes à informação - são os profissionais da informação. Pode-se identificar algumas destas formações: biblioteconomia, ciência da informação; documentação; gestão da informação; comunicação social; informática; arquivologia; entre outras.